13/06/2026
Saiu a última nota. Posso finalmente dizer: sou LICENCIADA EM PSICOLOGIA 🧡
E estou a fazer uso do verbo correto: ser! Porque a psicologia faz, efetivamente, parte da minha identidade!
Com 19A fui p/ o Algarve, frustrada, porque não tinha conseguido entrar em Psicologia, depois de diversas tentativas. Lá, apaixonei-me pela Nutrição e pelas pessoas que a UAlg me deu.
Aos 23, depois de muita farra 🍻 e pouco (mas suficiente!) estudo, Licenciei-me em Dietética e Nutrição, com amor à profissão mas sem gostar da desumanização que via em consulta, onde as pessoas eram vistas como números e nutrientes.
Aos 24 entro, finalmente, na Ordem dos Nutricionistas, depois de mais um estágio (já tinha feito 2, na Licenciatura) e das respetivas provas de admissão - foi o 1.º ano que o estágio foi obrigatório para a admissão à ON. Ironia da vida, hoje foi aprovado o DL que o remove.
Entretanto a vida acontece e eu andei a fazer muitas coisas longe da Nutrição, mas sempre fisgada em como haveria de voltar…
Aos 31 apercebo-me que a minha vida está mt quieta e que, por isso, seria o momento certo para voltar a tentar a sorte em Psicologia. Volto a não entrar na faculdade pública (😫) e resolvo ir pra privada. Começo então a Licenciatura em Psicologia, fazendo 3/4 cadeiras por semestre; o objetivo era “ir fazendo”.
Aos 32 fico desempregada pela 1.ª vez na vida e com um medo avassalador de nunca encontrar o meu lugar e o meu propósito. Mas continuava a ir fazendo cadeiras. À medida que saía de um dos maiores buracos emocionais onde já estive, fui percebendo o que podia acrescentar à Nutrição e de que podia criar uma consulta mais humanizada e que acolhesse, genuinamente, as pessoas 🫂
Aos 33 mergulho a fundo em atualizações académicas nas ciências da nutrição. Mas continuava a ir fazendo cadeiras em Psicologia. E, meio aos trambolhões, crio este nosso estaminé: o Nutri&Co. - exatamente porque eu não tinha apenas a a “nutrição clássica” para entregar.
Aos 34 penso, por breves instantes, em desistir… as coisas estavam a demorar e não estavam a correr como eu queria 🙄 Mas eu sou obstinada…
E aqui estou eu, aos 36 🧡
Ainda bem que a vida não se resolve aos vintes 💞🙏