The Food Guide

  • Home
  • The Food Guide

The Food Guide Este é o teu guia de bem comer, em Portugal e não só!

1638 by Nacho Manzano, Porto📍O Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel nasce a partir do restauro das caves de vinho do Porto da K...
18/12/2025

1638 by Nacho Manzano, Porto📍

O Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel nasce a partir do restauro das caves de vinho do Porto da Kopke. Dentro do hotel de 5* cresce também um restaurante que lhe faz jus a nível de elegância.

Com o nome a ser uma alusão ao ano de fundação da Kopke (1638), esta é também uma parceria com o chef Nacho Manzano, detentor de 3* Michelin na sua Casa Marcial. A proposta é, por isso, uma mescla da herança asturiana com a riqueza da costa portuguesa, tendo a Kopke como base da seleção vínica.

O chefe residente é o , que nos recebeu, explicou alguns dos pratos e o conceito que se pretende transmitir.

Fizemos o menu de 9 momentos, sendo cada um deles uma autêntica surpresa apenas revelada na chegada à mesa. Do nosso lado, a carta serve de guião com algumas pistas como notas daquilo que será servido. Exemplo: Floresta, nevoeiro, geada, germinar.

De surpresa em surpresa, o menu vai-se desenrolando a um bom ritmo e a um nível muito interessante, com referências diversas a sensações e lugares como nevoeiro, falésias, tributo, horta, cantábrico, entre outros.

Um dos momentos altos f**a obrigatoriamente no Robalo na parrilla a baixa temperatura, bilbaina e espuma de amêijoa e ervas, além de um crocante de cebolinho. Um prato aparentemente simples à vista mas com uma imensidão de técnica escondida.

O serviço acompanhou a beleza da refeição, com a simpatia e o cuidado alinhados com o tipo de experiência .

Escusado dizer que o restaurante é lindíssimo e f**a num entorno único com uma das melhores vistas da cidade. Um local muito especial a visitar!

💰Menu 9/11 momentos: 110€/140€
O mais extenso junta Lagostim e Abóbora

*convite

16/12/2025

E se, por um dia, as coisas se misturassem? Se a costela apaixonada pela Gastronomia se juntasse com a de Engenheiro do Ambiente? Pois bem…

Fomos desafiados pela a conhecer de perto a “Brindar ao Vidro”, uma campanha em parceria com a .pt, que promove a reciclagem de embalagens de vidro junto dos espaços de restauração e serviços da zona de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

Ora, aqui começa a sinergia das coisas!

E se juntarmos o prazer de ter uma bela refeição e ainda a consciencialização de dar um futuro com um impacto mais positivo aos resíduos que acabamos por produzir sempre que visitamos um restaurante?

Desta vez fomos até Santa Maria da Feira, conhecer e almoçar num restaurante que já está habituado a Brindar ao Vidro e, que tínhamos muito ativo no nosso radar. A Casa da Estação é um projeto assente na antiga Estação Ferroviária da Vila da Feira. Hoje os comboios passam no apeadeiro, mas lá dentro o destaque está no fogo. Grande parte do que sai da cozinha passa pelo forno a lenha, conferindo um toque diferencial sempre especial.

Mas o que é também diferencial? A preocupação num futuro melhor, com os resíduos produzidos a poderem ter um ciclo de vida valorizado.

É aqui que entra a Suldouro com a campanha que assegura a recolha gratuita de recicláveis, entre os quais, embalagens de vidro! E nós sabemos bem a quantidade de garrafas que se podem abrir quando nos sentamos à mesa…

No final da refeição, após um almoço ligado ao fumo e ao fogo, brindamos ao vidro, ajudando-o a ganhar uma nova vida.

Que continuemos a comer bem e a beber melhor, cada vez mais cientes da importância de reciclar e de escolher restaurantes com essa consciência.

Casa da Estação, Santa Maria da Feira📍
💰+- 30€ pp

*pub

Refeitório, Lisboa📍Hoje falamos de um dos últimos sítios que conhecemos em Lisboa!Com 2 anos feitos neste mês de Dezembr...
14/12/2025

Refeitório, Lisboa📍

Hoje falamos de um dos últimos sítios que conhecemos em Lisboa!

Com 2 anos feitos neste mês de Dezembro, o Refeitório insere-se no Food Market da Praça Beato - que se situa no Beato (perdoem-nos o reforço, mas não é óbvio para toda a gente).

Sendo uma zona mais recatada, logo percebemos que o público muda drasticamente daquilo que vemos mais ao centro da cidade. Fomos a um domingo e o restaurante cedo se encheu de mesas de famílias e amigos, praticamente 100% locais.

As propostas no menu são do chef , e o primeiro impacto positivo nesta carta é a alusão aos produtores. Algo que temos visto como uma onda crescente no setor mas ainda consegue ser motivo de destaque. É um detalhe que apreciamos e um fator que valoriza restaurantes, produtores e consumidores!

As nossas escolhas foram algo saudosistas, com vários pratos com signif**ado para nós. Desde logo uns inevitáveis Peixinhos da horta, com uma fritura bem estaladiça; seguindo-se um Escabeche de Coelho - que apreciamos bastante e nos traz vibes de Alentejo; ainda nas entradas, quando vimos que havia Cabeça de xara da , não pudemos resistir.

Entendem agora o saudosismo?

Depois, lemos isto na lista de principais - Costela nacional com arroz de forno de enchidos…

… e já não conseguimos ver mais nada que nos interesse, quais meninos numa loja de brinquedos em vésperas de Natal.

Aqui, não correu tanto como esperávamos. Projetamos uma ideia da costela tenrinha, gordinha e a desfazer-se, o que não se verificou. O arroz, no entanto, bem guloso, safou a coisa.

Os melhores momentos do almoço foram mesmo os iniciais, com aquelas entradas que nos fizeram viajar pelas memórias.

Ainda houve espaço para rematar com um tradicional Bolo de bolacha, daqueles que não falham, com o toque do café e do creme de manteiga.

O espaço é muito interessante e a Praça tem opções para qualquer hora do dia. O Refeitório tem uma luz natural deliciosa e, para nós, especialmente convidativo para hora de almoço. Uma opção a ter muito em conta fora dos centros turísticos!

💰+- 30/35€ pp

*convite

09/12/2025

Bougain Avenida, Lisboa📍

A nossa visita ao Bougain Avenida não foi perfeita - vamos começar por aí - mas teve vários pontos altos e alguns momentos “assim-assim”. Nada verdadeiramente negativo.

A entrada faz-se pelo Valverde Hotel, embora os dois espaços não tenham ligação para além disso. A casa é assinada pelo Grupo São Bento, conhecido por manter um padrão consistente nos seus conceitos - como o , .pt, .pt ou o Bougain Cascais.

O espaço e o serviço são, sem dúvida, pontos de destaque. O ambiente combina elegância e descontração, e o jardim é uma pequena surpresa em plena Avenida da Liberdade: verde, tranquilo, quase um refúgio inesperado em pleno centro urbano.
Na carta, não faltam os clássicos que já viajaram desde Cascais.

Numa primeira visita, quisemos provar o tão falado Steak au Poivre. Acabou por ser o momento menos feliz da refeição: o sabor estava ótimo, mas a textura do lombo ficou aquém das expectativas, a oferecer mais resistência do que a expectável.
Em contrapartida, as Costeletas de Borrego à Provençal chegaram saborosas, suculentas e no ponto.

Antes dos principais, pedimos ainda o Tártaro de Atum picante, que brilhou pela delicadeza, frescura e equilíbrio entre picante e acidez. Excelente começo.

Nas sobremesas, a escolha entre o famoso Tiramisù e os Profiteroles não foi fácil… por isso provámos os dois. E vencedores claros?
Os Profiteroles: massa choux caramelizada, gelado de nata, praliné de pistácio e uma generosa dose de chocolate quente vertido na mesa. Um final perfeito para um almoço muito agradável.

O restaurante tem capacidade para cerca de 120 pessoas e estava muito bem composto num sábado ao almoço - um horário em que muitos restaurantes costumam estar mais tranquilos.

💰 +- 40-50€ pp / Menu de almoço (dias úteis): 35€

04/12/2025

Quest, Lisboa📍

Fomos pelos Cinnamon Rolls, voltaremos por tudo o resto!

Para quem acompanha a movida pelas redes sociais, provavelmente já se terá cruzado com estas beldades em forma de rolinho sueco. São várias coberturas e combinações, num estilo moderno e capaz de fazer sair da linha até os mais certinhos com as calorias.

Em Santos, o Quest é um «Non-stop Brunch and Lunch» com café de especialidade e um menu com opções variadas que vão muito além dos rolinhos que, indiscutivelmente, têm celebrizado o local.

Provámos a Shakshuka - um prato que escolhemos bastante quando disponível - e achámo-la muito bem feita, com intensidade nos sabores que esperávamos encontrar. Quisemos ainda experimentar outro diferencial do menu: os Burritos de pequeno almoço, que neste caso tinha ovo mexido, carne assada e até batatas fritas!

Voltando aos Cinnamon, são 9 diferentes combinações que incluem destaques como Pistachio, Lotus ou Tiramisù. Como favoritos, além do óbvio Clássico, guardamos ainda o de Caramelo e Noz Pecan, que resultou muito bem!

Visitámos o espaço num domingo de manhã e a fila à porta foi persistente durante todo o tempo em que lá estivemos.

Este é um sítio muito fixe na cidade que frequentaríamos com regularidade - claramente - se o tivéssemos aqui um nadinha mais perto de nós.

💰+- 15/25€ pp

*convite

Ajuntamento de comidas - o que andamos a comer no mês de NovembroÀs vezes nem é preciso escrever muito. Deixemos as imag...
02/12/2025

Ajuntamento de comidas - o que andamos a comer no mês de Novembro

Às vezes nem é preciso escrever muito. Deixemos as imagens falarem por si, com alguns dos destaques do nosso mês.

Novembro foi longo, foi intenso. Tivemos uma criação nossa em grande destaque por aí com os nossos amigos do Tio Fafá, voltámos a Lisboa, conhecemos finalmente a francesinha do Porinhos e ainda descobrimos novos sítios, perto e longe de casa.

📍Maia
Torre de Moncorvo
Vila Pouca de Aguiar
Guimarães
V. N. Gaia
Lisboa
Porto
Fafe
Penafiel
Vale de Cambra
Santa Maria da Feira 🏁

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when The Food Guide posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to The Food Guide:

  • Want your business to be the top-listed Food & Beverage Service?

Share