13/06/2026
O Projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR) e a 15ª Regional de Saúde, realizou, na última quinta-feira (11), uma visita técnica ao município de Ângulo para acompanhar as ações desenvolvidas pelo projeto Atenção Odontológica em Escolares.
A iniciativa integra um conjunto de ações desenvolvidas junto aos 30 municípios da 15ª Regional de Saúde, que participam de capacitações periódicas promovidas pela UEM e recebem apoio técnico para o fortalecimento da atenção à saúde bucal. O objetivo é qualificar os processos de trabalho das equipes municipais, contribuir para a estratificação de risco em saúde bucal e ampliar o acesso ao cuidado odontológico desde a infância.
Durante a visita, a equipe conheceu o trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde Bucal do município e acompanhou as atividades realizadas com escolares da rede municipal de ensino. A ação permitiu observar os resultados alcançados após alguns anos de investimento em atividades de promoção e prevenção em saúde bucal.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Ângulo, Maria Izabel Romeiro Maesta, o impacto das ações pode ser percebido diretamente nos serviços de saúde. “O fluxo de crianças para atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde era grande e hoje houve uma redução significativa da demanda”, destacou.
A cirurgiã-dentista Danielli Tatiane Ruiz Moreno Lopes, coordenadora de saúde bucal explicou que as atividades junto às escolas tiveram início em 2019 e vêm sendo fortalecidas ao longo dos anos. “Em 2025 e 2026 estamos observando resultados mais significativos, especialmente com a redução da prevalência de cáries e da severidade da doença entre os escolares. Hoje diagnosticamos mais cedo o problema.”, afirmou.
A equipe de Saúde Bucal do município é composta pelas cirurgiãs-dentistas Danielli Tatiane Ruiz Moreno Lopes e Elaine Moreno Lopes, com o apoio das auxiliares em Saúde Bucal Larissa Rosa Silva Santos e Lauisy Ferreira Caparrozi.
Para a professora do Departamento de Odontologia da UEM e coordenadora do projeto, Mitsue Fujimaki, o acompanhamento das experiências municipais permite identificar estratégias exitosas e fortalecer as ações desenvolvidas em toda a região. “Quando os municípios conseguem consolidar ações de promoção e prevenção junto aos escolares, os resultados aparecem na redução dos agravos e na melhoria da qualidade de vida da população. O apoio dos gestores é fundamental e a constância e a persistência também são necessários, pois as mudanças sempre geram resistências e os resultados só vão aparecer al longo do tempo. Nosso papel é apoiar tecnicamente esse processo e estimular a troca de experiências entre as equipes.”, ressaltou.
A visita integra as ações de monitoramento e apoio aos municípios participantes do projeto Atenção Odontológica em Escolares, reforçando a parceria entre universidade, gestão estadual e serviços municipais de saúde para a qualificação da atenção em saúde bucal.