Prefeitura de Ângulo

Prefeitura de Ângulo Prefeitura Municipal de Ângulo E assim, aconteceu com o Engenheiro Químico o Senhor Basílio Pertsew que adquirindo uma propriedade.

A oficialização da colonização da região se deu através da aquisição das terras pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, que em posse da mesma e com os documentos do Governo do Estado, passou a lotear e vendê-los aos agricultores de vários estados do Brasil, principalmente aos paulistas que influenciados pela valorização do café adquiriram lotes para o cultivo do mesmo. Vendo a prosperi

dade da região resolveu, juntamente com mais dois sócios Engenheiros Civis Dimitri Novikov e George Felmas, destinou e loteou 30 alqueires de suas terras à área urbana. A planta foi elaborada pelo Engenheiro Dimitri Novikov, com nome de Fazenda Dois Irmãos. A Escolha do Nome
Os colonizadores e fundadores da cidade, após a observação dos traçados das estradas que davam acesso a esta localidade, chegaram a uma conclusão: a cidade ficava dentro de um ângulo. Isto é, as divisas das terras da Companhia Melhoramento Norte do Paraná, terras do Estado, da Gleba Interventor, com a Estrada que ligava Iguaraçú a Maringá e a Estrada Boiadeira que fazia a ligação da Estrada Maringá a Flórida. Ficando assim, o traçado da cidade em forma de um ângulo, daí a origem do seu nome Ângulo.Etimologia. Ângulo Origina-se do latim "angulus", e refere-se à figura formada por duas retas que têm um ponto comum, esquina, canto. Pela Lei Estadual nº 172, de 12 de setembro de 1961, criou-se o Distrito Judiciário de Ângulo, e pela Lei Estadual nº 8.670, de 21 de dezembro de 1987 foi criando no Município de Iguaraçu, o Distrito Administrativo de Ângulo, com as divisas especificas conforme já citamos. (Diário Oficial do Estado 22/12/87). Mediante esta aprovação, no dia 25 de janeiro de 1989 foi Instalado o Distrito Administrativo de Ângulo pelo Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Astorga Dr. Carlos Olevir Oldakowski. E elevada à categoria de município pela Lei Estadual nº 9.357, de 03 de setembro de 1990, desmembrando-se do município de Iguaraçu Foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito, eleito nas eleições municipais de 03 de outubro de 1992.

O Projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria ...
13/06/2026

O Projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR) e a 15ª Regional de Saúde, realizou, na última quinta-feira (11), uma visita técnica ao município de Ângulo para acompanhar as ações desenvolvidas pelo projeto Atenção Odontológica em Escolares.
A iniciativa integra um conjunto de ações desenvolvidas junto aos 30 municípios da 15ª Regional de Saúde, que participam de capacitações periódicas promovidas pela UEM e recebem apoio técnico para o fortalecimento da atenção à saúde bucal. O objetivo é qualificar os processos de trabalho das equipes municipais, contribuir para a estratificação de risco em saúde bucal e ampliar o acesso ao cuidado odontológico desde a infância.
Durante a visita, a equipe conheceu o trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde Bucal do município e acompanhou as atividades realizadas com escolares da rede municipal de ensino. A ação permitiu observar os resultados alcançados após alguns anos de investimento em atividades de promoção e prevenção em saúde bucal.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Ângulo, Maria Izabel Romeiro Maesta, o impacto das ações pode ser percebido diretamente nos serviços de saúde. “O fluxo de crianças para atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde era grande e hoje houve uma redução significativa da demanda”, destacou.
A cirurgiã-dentista Danielli Tatiane Ruiz Moreno Lopes, coordenadora de saúde bucal explicou que as atividades junto às escolas tiveram início em 2019 e vêm sendo fortalecidas ao longo dos anos. “Em 2025 e 2026 estamos observando resultados mais significativos, especialmente com a redução da prevalência de cáries e da severidade da doença entre os escolares. Hoje diagnosticamos mais cedo o problema.”, afirmou.
A equipe de Saúde Bucal do município é composta pelas cirurgiãs-dentistas Danielli Tatiane Ruiz Moreno Lopes e Elaine Moreno Lopes, com o apoio das auxiliares em Saúde Bucal Larissa Rosa Silva Santos e Lauisy Ferreira Caparrozi.
Para a professora do Departamento de Odontologia da UEM e coordenadora do projeto, Mitsue Fujimaki, o acompanhamento das experiências municipais permite identificar estratégias exitosas e fortalecer as ações desenvolvidas em toda a região. “Quando os municípios conseguem consolidar ações de promoção e prevenção junto aos escolares, os resultados aparecem na redução dos agravos e na melhoria da qualidade de vida da população. O apoio dos gestores é fundamental e a constância e a persistência também são necessários, pois as mudanças sempre geram resistências e os resultados só vão aparecer al longo do tempo. Nosso papel é apoiar tecnicamente esse processo e estimular a troca de experiências entre as equipes.”, ressaltou.
A visita integra as ações de monitoramento e apoio aos municípios participantes do projeto Atenção Odontológica em Escolares, reforçando a parceria entre universidade, gestão estadual e serviços municipais de saúde para a qualificação da atenção em saúde bucal.

12/06/2026

Foi lançado o projeto “Ângulo no Ângulo Certo Dá Sustentabilidade”, uma importante iniciativa que une conscientização, educação e responsabilidade ambiental. Mais do que um projeto, é um passo em direção a um futuro mais sustentável, incentivando atitudes que fazem a diferença para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das próximas gerações.

Dia 10/06 aconteceu um importante encontro com jantar para o grupo “Reviver “voltado à conscientização sobre o combate à...
12/06/2026

Dia 10/06 aconteceu um importante encontro com jantar para o grupo “Reviver “voltado à conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, reforçando a necessidade de respeito, proteção e garantia de direitos para aqueles que tanto contribuíram para nossa sociedade. O evento também contou com uma palestra abordando temas relacionados ao bem-estar físico, emocional e social, incentivando hábitos saudáveis e sobre qualidade de vida com a palestrante Dra. Renisa Maiara Maróstica.
Momentos como este são fundamentais para promover informação, reflexão e ações que contribuam para uma sociedade mais acolhedora, respeitosa e comprometida com a valorização da pessoa idosa. Esse evento foi um lembrete à campanha junho violeta e o dia 15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, organizado pela secretaria de assistência social, CRAS, secretaria de cultura e apoio da prefeitura municipal de Ângulo.

10/06/2026

Hoje, a equipe de Odontologia do município de Ângulo recebeu, na Escola Municipal Padre José de Anchieta, a visita das professoras Mitsui e Renata, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acompanhadas de duas estagiárias.

A visita teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento do Projeto Atenção Odontológica aos Escolares da Primeira Infância, que foi implantado em nosso município em 2018. Na época, a equipe de Odontologia buscou junto à UEM a orientação e o suporte necessários para a implementação do projeto, que desde então vem sendo desenvolvido com muito compromisso e dedicação.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados, os dados coletados e os relatos das ações realizadas ao longo dos anos, permitindo uma avaliação do trabalho desenvolvido junto aos nossos alunos.

Foi uma grande satisfação receber novamente as professoras e estagiárias, fortalecendo a parceria entre o município de Ângulo, a UEM, a SESA-PR e a 15ª Regional de Saúde.

Nosso agradecimento pela presença, apoio e parceria de todos que contribuem para o sucesso deste importante projeto.

Infância é tempo de aprender, brincar, sonhar e crescer com carinho e proteção. 🌈👧👦Nenhuma criança deveria trocar os est...
09/06/2026

Infância é tempo de aprender, brincar, sonhar e crescer com carinho e proteção. 🌈👧👦

Nenhuma criança deveria trocar os estudos, as brincadeiras ou os momentos em família por responsabilidades que não pertencem à sua idade. O trabalho infantil interrompe sonhos, limita oportunidades e compromete o desenvolvimento de quem deveria estar apenas vivendo a infância.

No dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, reforçamos um compromisso que deve existir todos os dias: proteger nossas crianças e garantir seus direitos.

Se você identificar ou suspeitar de situações de trabalho infantil, denuncie. Sua atitude pode transformar uma vida.

📞 Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar do município.

Criança tem direito de brincar, aprender e ser feliz. 💙

08/06/2026

O sonho da casa própria pode estar mais perto do que você imagina!

Quem deseja conquistar seu imóvel já pode realizar o cadastro no site da COHAPAR e dar o primeiro passo rumo à realização desse grande objetivo.

29/05/2026

Hoje a equipe de odontologia esteve na Escola Municipal Padre José de Anchieta orientando os alunos sobre a importância da higiene bucal e ensinando a maneira correta de realizar a escovação.

Com muita atenção, supervisão e orientação, nossos estudantes aprenderam cuidados essenciais para manter a saúde bucal em dia, fortalecendo hábitos saudáveis desde a infância. 🦷

🚜📄 Produtor rural, atenção: manter a regularização da sua propriedade em dia é essencial para evitar problemas no futuro...
25/05/2026

🚜📄 Produtor rural, atenção: manter a regularização da sua propriedade em dia é essencial para evitar problemas no futuro!

O CCIR 2026 já pode ser emitido e esse documento é indispensável para quem deseja manter a tranquilidade nas negociações e no acesso aos serviços rurais.

Afinal, ele é a comprovação cadastral do seu imóvel perante o INCRA. 🌱

⚠️ Sem o CCIR atualizado, você pode enfrentar dificuldades para:
• Solicitar crédito rural e financiamentos;
• Transferir ou vender a propriedade;
• Fazer inventários e partilhas;
• Registrar contratos de arrendamento.

A emissão pode ser feita de forma simples pelo site oficial do INCRA ou pelo aplicativo mobile. Não deixe para a última hora e evite bloqueios ou atrasos nos seus processos.

💬 Tem dúvidas sobre a emissão do CCIR 2026? Deixe seu comentário que a gente esclarece para você!



:

Endereço

Avenida Valério Osmar Estevão, 72
Ângulo, PR

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 11:30
Terça-feira 13:00 - 17:30
Quarta-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30
Quinta-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30
Sexta-feira 08:00 - 11:30
13:00 - 17:30

Telefone

(44)3256-1133

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura de Ângulo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Prefeitura de Ângulo:

Compartilhar