12/06/2026
Hoje eu compartilho com vocês como nasceu o Gastronomia & Comportamento.
Esse projeto não surgiu apenas da cozinha, mas de uma inquietação: entender que a gastronomia vai muito além de receitas.
Ela é técnica, porque respeita o ingrediente e o processo. É ciência, porque explica o que acontece na transformação dos alimentos. É ancestralidade, porque preserva histórias e memórias. E é cultura alimentar, porque revela quem somos à mesa.
Mais do que cozinhar, aqui a proposta é refletir sobre a nossa relação com a comida e com o ato de comer.
Porque, no fim das contas, gastronomia é também sobre comportamento humano.
Bem-vindo a esse novo capítulo.