15/10/2024
Carta de um Professor
O que mais entristece um(a) professor(a) são as homenagens que vêm de nossos governantes. Eles começam falando da importância da nossa profissão, do que representamos para a sociedade. Porém, logo em seguida, vêm as “formações” direcionadas a nós, como se, ao nos homenagearem, nos dissessem que estamos desatualizados, ultrapassados.
Carregamos hoje um fardo que não nos pertence. Somos responsáveis por educar filhos que chegam às escolas sem limites, cuidar do emocional de alunos abalados por problemas familiares, lidar com estudantes que enfrentam a fome, outros que adormecem na sala por terem passado a noite no celular, e ainda aqueles que lutam contra o vício das dr**as. Além disso, somos pressionados por notas e resultados, e, se o aluno não vai bem, a culpa recai sobre o professor, nunca sobre o próprio estudante.
É claro que há muitos alunos dedicados e comprometidos, e são eles que nos aquecem o coração e nos fazem lembrar por que escolhemos essa profissão. Mas, dentro do sistema educacional, somos bombardeados com uma avalanche de informações e exigências que mudam quase semanalmente. Há uma insistência em registrar nossas aulas com fotos e enviar para as secretarias, como se fosse isso que definisse a qualidade do nosso trabalho.
No entanto, o mais desolador é ver as formações oferecidas ao longo de todos esses anos. Mudam os termos, as nomenclaturas, mas o conteúdo é sempre o mesmo. O que realmente deveria ser pauta prioritária, nosso SALÁRIO, nunca é discutido. Caros governantes, quem precisa de cursos de formação são vocês, para aprender a governar, para aprender a valorizar quem realmente transforma a sociedade e que, dia após dia, é sufocado pelas desestruturas familiares e pelas crescentes demandas.
Antes de gastar dinheiro com formações que não trazem nada de novo, invistam no bem-estar dos docentes, na nossa qualidade de vida. Afinal, somos seres humanos como nossos alunos, como os deputados, senadores, vereadores e todos os outros que fazem parte dessa estrutura. Valorizem na prática quem verdadeiramente merece ser valorizado: o professor.