19/11/2019
"É greve, e agora?
Greve! Ouvir essa palavra chega a dar um calafrio, uma dor no estômago, um aperto no peito. O medo se apodera do nosso corpo, as ideias entram em conflito, o caos se instala no nosso ser.
Nos últimos dias, ou melhor, nos últimos anos, o que mais ouço é: "eu não quero greve!". Sempre que me deparo com isso, me pergunto: e quem quer? Eu é que não!! Qualquer pessoa que tenha participado de uma greve sabe o quanto é desgastante, penoso, angustiante e trabalhoso se envolver! Pelo menos para quem encara a greve como um momento de lutar, pois bem se sabe que para muitos é só um tempo para ficar em casa e deixar que os outros encarem a batalha sozinhos. Ninguém quer greve!! Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, ela é NECESSÁRIA! Nada se conquistou sem luta! E olha que já são 74 anos de muita luta! Se bem que nos últimos anos nem estamos mais conquistando coisas novas; estamos apenas lutando para não perder o que foi duramente conquistado. Porém, se não conseguimos deter a avalanche de perdas de direito até agora, o motivo sabemos bem. Faltou união, engajamento, assim como coragem e determinação por parte de alguns que não ousam colocar sua cara! Já ouvi/li que este novo ataque aos nossos direitos é o mais sério pelo qual já passamos. E realmente acredito nisso!! Acredito que se não derrotarmos essas propostas agora, talvez nem tenhamos mais pelo que lutar, pois perderemos TUDO!!! Esta guerra não é entre direita ou esquerda, entre os bons ou os maus, mas sim entre quem detém o poder e o dinheiro e aqueles que efetivamente trabalham. Não é lutar por lutar. É sim, defender o que é justo. É ser solidário com as gerações futuras. É defender o bem comum.
Também se costuma escutar:"... E por que sempre o Castelo? ...". Pois bem, por que o Castelo? Não é de hoje que reflito sobre isso. Se usarmos o imaginário coletivo, um Castelo sempre foi sinônimo de RESISTÊNCIA!! Desde os contos de fadas até na vida real (bem nos contam os historiadores), os Castelos sempre tiveram papel de destaque nas lutas, batalhas e guerras sem fim. Sempre abrigaram pessoas dispostas a defender o que era seu por direito e a resistir a qualquer cerco. Os Castelos, com suas muralhas, dão abrigo e proteção àqueles que se encontram em suas entranhas, bem como permitem posição privilegiada de luta.
Quanto ao nosso Castelo, este sempre foi um referencial no Vale do Taquari. A maioria da pop**ação Lajeadense estudou sob o teto deste Castelo. Castelo que fez homens e mulheres saírem da ignorância e descobrirem o mundo!! Homens e mulheres de bem, críticos e sabedores de seus direitos e deveres. Mas isso não aconteceu num passe de mágica, não é? Isso foi passado, transmitido, ensinado, construído por um grupo de profissionais dedicados, persistentes e com muita responsabilidade social: os PROFESSORES!!! O Castelo sempre foi pólo intelectual, um difusor de conhecimento, lugar de discussão dos mais diversos assuntos. Contudo, depois de ouvir alguns colegas nestes últimos dias, me pergunto: foi ou ainda é?
Não quero crer que a " nata intelectual", que sempre foi a marca do Castelo, simplesmente se perdeu!! Não é possível acreditar que os discursos, ditos em reuniões ou conselho de classe, são vazios!! Realmente não compreendo como se pode ensinar valores sem vivenciá-los, praticá-los, sem defendê-los!! Se nós nos contentamos com "faça o que eu digo e não o que eu faço", então não somos melhores do que aqueles que nos oprimem, atacando nossos direitos. Seremos iguais, melhores, ou piores que eles!!
A greve está posta. O diálogo falhou. A negociação falhou. Agora é guerra!! É hora de deixar o umbiguismo de lado, de deixar os motivos profissionais superarem os pessoais, de mostrarmos que ainda somos profissionais com responsabilidade social, cidadãos de bem que só querem justiça.
E agora, Castelo??
Honrarás teu passado ou já foste engolido pela letargia coletiva??"
Escrito por Maria Cecília Flintsch.